TRADUTOR

Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

O que eram as "BOLOTAS" que o filho pródigo queria comer?

Bolotas
Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)

Eita lá! Eita lá! Eita lá!

"E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada." (Lucas 15:16)

Você conhece a parábola do filho pródigo e já deve ter se perguntado o que seriam essas BOLOTAS citadas no texto bíblico. Talvez já pensou que fosse algumas espécie de comida nojenta ou "lavagem" que vemos os nossos porcos daqui comerem.

Mas a bolota nada mais é do que um fruto produzido por árvores da família do carvalho, que servem de alimentos aos porcos e servem para dar um sabor especial à sua carne.
Era isso que os porcos comiam (e ainda comem em várias partes do mundo); era com isso que o filho prodigo desejava se alimentar.


Algumas outras traduções dizem que o filho pródigo desejava se alimentar com as ALFARROBAS que os porcos comiam.

Tais alfarrobas crescem na alfarrobeira , uma atraente árvore que cresce em toda a Palestina, bem como no resto da área do Mediterrâneo. A árvore atinge uma altura de até 9 m, tendo pequenas folhas reluzentes. Os frutos ou vagens possuem brilhante casca de cor purpurino-castanha, e têm a forma curva dum chifre. Medem de 15 a 25 cm de comprimento, e cerca de 2,5 cm de largura. Dentro deles há várias sementes parecidas com a ervilha, separadas umas das outras por uma polpa comestível, doce e pegajosa. As alfarrobas são amplamente usadas até o dia de hoje como alimento para cavalos, gado e porcos. Utiliza-se o enxerto das árvores para produzir uma qualidade de alfarrobas que também as pessoas comem.


Vagens de alfarrobas

No amor de Cristo,
Eliézer Sejač Rodrigues


30 comentários:

  1. a paz que excede os corações seja convosco, pesquisei na enciclopédia e confirmei aqui neste site, continuen tirando duvidas de quem precisa, desde ja agradeço um abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns.. Obrigada me prestaram grande ajuda
    Esclarecendo o significado da alfarroba
    No meu caso uso muito alfarroba para subtistituir o chocolate em coberturas de bolos
    E etc

    ResponderExcluir
  3. Parabéns.. Obrigada me prestaram grande ajuda
    Esclarecendo o significado da alfarroba
    No meu caso uso muito alfarroba para subtistituir o chocolate em coberturas de bolos
    E etc

    ResponderExcluir
  4. Obrigada ,eu sei que o filho pródigo na parábola de Jesus, o moço desejava comer aquele alimento dos porcos,mas não tinha a idéia que era uma árvore que produzia essa bolota.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada ,eu sei que o filho pródigo na parábola de Jesus, o moço desejava comer aquele alimento dos porcos,mas não tinha a idéia que era uma árvore que produzia essa bolota.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não sabia o que era por que nas conversas ou ministrações ou pregações seja qual for o nome que queira dar pouco é explicado sobre algumas coisas. Só sabia o que era alfarrobas por que leio na bíblia ou por que ouço falar + agora pesquisando agora sei o significado de alfarrobas ou em outras traduções bolotas.

      Excluir
  7. BOLOTAS OU ALFARROBAS. ME PARECE SEMENTES DE ÁVORES DIFERENTES.
    ALFARROBAS: ALFARROBEIRAS, BOLOTAS FRUTOS DO CARVALHO.Eu não fiquei satisfeita. As bolotas seriam as sementes da alfarrobeiras, se forem sementes diferentes há discrepância na Biblia, se uma traduçao escrita pelo João Ferreira de Almeida ARC diz bolotas, ARA afinal de contas o que foi que o autor da tradução realmente escreveu, pelo que entendi são sementes diferentes. Ou o autor do site precisa pesquisar mais, esse assunto esta muito confuso. João Ferreira de Almeida não está vivo para dize o que realmente escreveu. Dá impressão que esta havendo manipulação nas traduções.

    ResponderExcluir
  8. Eu não fiquei satisfeito. As bolotas seriam as sementes da alfarroveiras, se forem sementes diferentes há discrepância na Biblia, se uma tradiçao escrita pelo João Ferreira de Almeida ARC diz bolotas, ARA afinal de contas o que foi que o autor da tradução realmente escreveu, pelo que entendi são sementes diferentes. Ou o autor do site precisa pesquisar mais, esse assunto esta muito confuso. João Ferreira de Almeida não está vivo para dize o que realmente escreveu. Dá impressão que esta havendo manipulação nas traduções.

    ResponderExcluir
  9. Bom existe dois tipos de narrativa,e claro que o mais importante e o significado desta parabola,porque o filho prodigo com fome deseja se alimentar com o alimento dos porcos,isso quer dizer que muitas vezes as pessoas que se afastao de Deus,que se desviao do caminho reto e perfeito de Deus, venhao a sentir fome,mas isso e porque a alma sente fome e fome da palavra,porque o Senhor Jesus mesmo falou que nem so de pao vivera o homem, mas sim de toda a palavra que sai da boca de Deus,a alma tambem sente sede, o Senhor tambem falou que a agua que ele tinha para dar se faria uma fonte,dentro do homem que jorraria e jamais sentiria sede,a alma tambem sente frio,e e aquesida com o calor do Espirito Santo,nao de as perolas aos porcos,ou seja quando o homem esta longe dos caminho do Senhor quando ele escuta uma musica mundana,que fala de Deus ou que fala da grandesa de Deus,logo aquela pessoa que esta na mesma situaçao do filho prodigo se alimenta daqueles trechos da musica que fala de Deus ou de alguma coisa ligado a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. A minha próxima pregação eu irei citar para a Igreja o que era as bolotas que o filho pródigo desejor comer

    ResponderExcluir
  11. A minha próxima pregação eu irei citar para a Igreja o que era as bolotas que o filho pródigo desejor comer

    ResponderExcluir
  12. Gostei dá explicação.
    Deus abençoe irmão.

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi pastor dizer que bolotas eram lavagem restos de comida.kkkk

    ResponderExcluir
  14. DEUS é fiel! a cada dia estou + apaixonado por esse Deus apesar de não merecer + ele tem me dado graça. As lutas vem as aflições vem isso é normal no nosso cotidiano + nada si compara a sua graça que nos alcança, não que eu mereça por que ñ mereço nada por que sou pecador, + é por que somos pecadores que Deus vem com sua graça e nos alcança. Estou aprendendo uma coisa a olhar cruz e quando eu olho pra cruz Deus me dar o direcionamento e o melhor caminho. Olhe pra cruz amém...


    ResponderExcluir
  15. Cláudio Rubens de Souza19 de setembro de 2017 às 13:37

    Pois bem Aparecida de Souza: Não há contradição na Palavra de Deus e sim no nosso coração que é duro para entender o que o Senhor fala através da Sua santa Palavra, o que Jesus ensina através dessa parábola não está relacionado com o que de fato os porcos comiam, sejam alfarrobas ou bolotas, não faz diferença, o ensino de Jesus é sobre o afastar-se da presença do Pai, qualquer pessoa que já fez parte da família de Deus e que por infortúnio veio a afastar-se, vai sentir fome (fome da Palavra de Deus) e vai precisar, como o filho pródigo: conscientizar-se e arrepender-se (caindo em si), voltar (me porei a caminho) e confessar seu erro (pequei contra o céu e contra ti), caso contrário, vai continuar sentindo fome e desejar comer a comida dos "porcos".
    Se voce já é convertida de fato e já tem Jesus como Salvador e Senhor de sua vida, ao invés de lançar dúvidas sobre o texto sagrado, peça ao Espírito Santo que inspirou os autores que escreveram cada palavra da Bíblia, e Ele, somente Ele lhe dará o devido entendimento, como disse Jesus: Mas o Advogado, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas a verdade e vos fará lembrar de tudo o que Eu vos disse. Jo 14:26, só podemos ser lembrados de algo que já vimos ou ouvimos, caso contrário não é lembrança. Medite nisto e que Deus te abençoe em nome de Jesus !!!

    ResponderExcluir
  16. gostei do assunto e da esplicação uma tradução diz alfarroba e em outra diz bolota mas o sentido e o mesma semente

    ResponderExcluir
  17. Muito esclarecedor oh assunto em questão,vou pregar sob isso ! Obrigada

    ResponderExcluir
  18. A paz amados, vou deixar aqui minha contribuiçao pous e uns aprendendo com os outros e louvavel a iniciativa do amado irmao que se indentifica como eliezer,Deus abeçoe sua vida e ministerio.
    Pois bem, eu pesquisei as duas colocaçoes bolotas e alfarrobas ,sao sementes diferentes,e sao produzidas em arvores diferentes,porem o novo testamento foi traduzido em grego coine e nessa linguagem original alfarrobas e a mais certa colocaçao.
    So que as duas sementes sao comidas de porcos e tem funçoes diferentes quando os porcos comem,primeiro:alfarrobas e doce e agradavel a os porcos e bolotas tempera a propia carne dos porcos ,logo temos uma revelao da parte de Deus .no estado Espiritual que o filho prodigo se encontrava ,era um espirito maligno que o conduzia dando-lhe coisas doce para alimentar a sua carne e temperar .E por isso ele sente fome e deseja essa comida ,estava no estado de maldiçao,os rabinos judeus consideva maldito os criadores de porcos uma vez que esses animais segundo a lei eram imundos.
    Entao nao e discrepancia biblica, mas revelaçao provavelmente tinha essas duas sementes. Falo isso por inferencia devido as traduçoes diferentes mas fiquemos com a revelaçao da palavra com o sentido espiritual,fato e que quando uma pessoa se desvia do caminho do senhor sete espiritos piores doque estavam ,vem atormentar a vida dessa pessoa, e os seus atos se torna pior que os primeiro disse cristo. Mateus 12. Verso 43 a seguir
    Espero te ajudado um abraço a todos desse servo igual a vcs,graça e paz.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!