TRADUTOR

Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

A destruição de Nínive e o cumprimento da profecia de Naum.

Ruínas da entrada de Nínive
Graça a vós e paz da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados, e nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai, a Ele seja glória e domínio pelos séculos dos séculos. Amém. (Apocalipse 1:4-6)



A grande Nínive, capital da Assíria, havia experimentado do perdão e da misericórdia de Deus quando o profeta Jonas pregou sua destruição e o povo se arrependeu de seus maus caminhos, jejuou, se vestiu de saco, fazendo com que Deus os perdoasse, poupando a cidade.

Essa história é bastante conhecida. Todos conhecem perfeitamente a história de Jonas, o profeta que tentou fugir de Deus, acabou sendo tragado por um grande peixe e pregou em Nínive, levando o povo ao arrependimento.

Porém, passou-se cerca de um século e Nínive novamente fazia o que era mau aos olhos de Deus. E então Deus resolveu proclamar novamente juízo contra a cidade ensanguentada e larápia. (Naum 3:1) O limite da tolerância divina havia chegado ao fim e a destruição de Nínive dessa vez era irreversível.
O Senhor levantou Naum com uma palavra de juízo contra a cidade e a pesada profecia sobre a destruição da capital dos assírios cumpriu-se de forma integral.

Deserto onde um dia foi a Grande Nínive

Vejamos então o relato da destruição da cidade de Nínive.

Por volta de 612 a.C., os caldeus e os medos invadiram Nínive e destruíram a cidade. Essa invasão inimiga deu-se por intermédio de uma abertura nos muros da cidade assíria provocado pela inundação do rio Kusur e de outros canais que levavam águas das colinas para a cidade. Havia um "dito popular" em Nínive que a destruição da cidade viria quando as águas invadissem a cidade; e foi o que aconteceu.

Conta-se que o rei da Assíria, que já estava um tanto ébrio, ao ver a inundação, parte dos muros destruídos e os inimigos avançando contra a cidade, subiu até a torre do palácio real e ateou fogo nos seus eunucos, nas suas concubinas, em si próprio e, consequentemente, no palácio.

Enquanto isso, os inimigos perseguiram os moradores de Nínive e os mataram a espada. E assim a grande Nínive foi tomada e destruída, ficando "desaparecida" e desértica por vários anos; suas ruínas arqueológicas só foram encontradas em meados do século 19 d.C.

Ruínas arqueológicas de Nínive

Veja agora alguns trechos da profecia de Naum (e uma de Sofonias) e compare com o relato acima.

"Porque ainda que eles se entrelacem como os espinhos, e se saturem de vinho como bêbados, serão inteiramente consumidos como palha seca." (Naum 1:10)

"E com uma inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos." (Naum 1:8)

"As portas dos rios abrem-se, e o palácio está em confusão." (Naum 2:6)

"O fogo ali te consumirá, a espada te exterminará..." (Naum 3:15a)

"Tu também serás embriagada, e te esconderás..." (Naum 3:11a)

"... e fará de Nínive uma desolação, terra seca como o deserto." (Sofonias 2:13b)

Deserto onde um dia foi a Grande Nínive, capital da Assíria

Mediante a tudo isso, concluímos que embora Deus seja misericordioso e tolerante com nossos reincidentes erros, essa tolerância tem um limite e chega um momento que Ele precisa dar um basta, pois é um Deus SANTO, SANTO, SANTO e exige santidade. É preciso estarmos precavidos e cautelosos quanto a alguns "pecadinhos de estimação" que já temos por hábito cometermos.
Lembremo-nos que Deus sonda nossos corações, conhece nossas intenções e esquadrinha nossos pensamentos.



Vemos também que Deus jamais deixa de cumprir Sua Palavra. Tudo aquilo que Ele promete e diz, Ele cumpre. Em Marcos 13:31, Jesus nos diz: "Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão."



Em Cristo, que, embora misericordioso, é santo e não tolera o pecado



36 comentários:

  1. Amém!! Glória a Deus!
    Temos oportunidade hoje, de nos arrependermos, e buscar santidade, amanhã pode ser tarde demais! :(
    Deus abençoe Eliézer!
    Parabéns pelo Post!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Irmão Luiz, paz de Cristo! lamentações 3:22 diz que as misericórdias do Senhor não tem fim.

      Excluir
  3. Respostas
    1. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Leia Lamentações 3:22

      Excluir
  4. Ola,
    Eu ouvi recentemente que Ninive sofreu com duas pragas, isso é verdade? Então, quais seriam elas? - Água, fogo, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha opinião. água e fogo pode ser considerado como catástrofe da natureza ( não praga), e quem da ordens a natureza é o Senhor, no mais, o texto explicativo acima já diz tudo. Deus abençoe!

      Excluir
    2. fantatico estudo que Deus Abencoe amem

      Excluir
  5. Ola,
    Eu ouvi recentemente que Ninive sofreu com duas pragas, isso é verdade? Então, quais seriam elas? - Água, fogo, enfim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É certo que o fim de Nínive se deu tanto com ÁGUA, quando os muros da cidade foram destruídos pelos medos e caldeus e as águas do Rio Kusur invadiram a cidade (Naum 1.8), quanto com FOGO, quando o rei assírio ao ver a invasão inimiga ateou fogo no próprio palácio, causando um grande incêndio (Naum 3.15)
      Vale ressaltar que muitos do ninivitas morreram através das espadas dos medos e caldeus, cumprindo também a profecia de Naum.
      Espero ter esclarecido...

      Eliézer Rodrigues

      Excluir
  6. Com muita precisão os amados disecaram todo o texto com saberia ,queria sò ressaltar a importância de falarmos do evangelho aos nossos filhos e netos talvez esse foi o erro dos ninivitas passaranse os dias, anos ,décadas e eles esqueceram completamente de ensinar os caminhos a qual os filhos e posteriores devera andar atè afoguiar a irà de Deus

    ResponderExcluir
  7. Aprendi coisas que não sabia.muito bem,que Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz, Alcidemar! Jonas pregou aproximadamente em 700 a.C. e Nínive foi destruída em 612 a.C. Temos aí então cerca de 88 anos, quem sabe 100 (o que daria o "um século" mencionado no texto.
      Mas o interessante, como mencionou o Leandro Rocha, é termos a consciência que devemos ensinar nossos filhos e netos no Caminho do Senhor; os ninivitas voltaram a pecar contra Deus após a geração alcançada pela pregação de Jonas ter morrido, e isso culminou em sua destruição.

      Excluir
    2. Fico pensando em, como em nosso país as pessoas aborrecem a Deus com oferemdas aos demônios, como iemanjá e adoram um monte de ídolos, mas com certeza isso está tirando a paciência de Deus, por isso tanta miséria em nosso país.

      Excluir
    3. DEUS ENVIOU UM JONAS AVISAR O BRASIL, E ALGUÉM PRECISA IR AVISAR O NOSSO REI, O TEMER, E TAMBÉM OS PASTORES PRINCIPAIS DE NOSSA NAÇÃO, PARA CONVOCAREM UM DIA DE JEJUM NACIONAL EM PANO DE SACO,OU DEUS DESTRUIRÁ O BRASIL COMO ESTÁ FAZENDO COM A ITÁLIA, DAMASCO, SÍRIA, HAITI, E OUTRAS 79 PROFECIAS CUMPRIDAS. AJUDEM-NOS A SALVAR O BRASIL, QUE SE LEVANTEM OS JONAS DESSE PAÍS. APÓS ISSO, DEUS TRARÁ O MAIOR AVIVAMENTO DA TERRA NO BRASIL, QUE PREPARA PARA O ARREBATAMENTO, POIS VAI INICIAR A GUERRA NUCLEAR E OS 7 ANOS DE TRIBULAÇÃO SOBRE A TERRA!!! https://www.youtube.com/watch?v=X9CsjRBeYqY&index=3&list=PLGFrClg38aJNkliSNwpf30OPch1NMiaW_.

      Excluir
  8. Ninive foi destruída depois de quantos anos da pregação de Jonas?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ninive foi destruída quantos anos depois da pregação de Jonas?

    ResponderExcluir
  11. Muito bom; aprendi muito.Deus abencoi 👏👏👏

    ResponderExcluir
  12. Que luz recebi deste site! Bom demais, vou transmitir a outros.

    ResponderExcluir
  13. Maravilha de estudo
    Deus continue te inspirando em alertar este mundo que de igual modo como Nínive, caminha para a destruição rejeitando a graça ..

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. DEUS ENVIOU UM JONAS AVISAR O BRASIL, E ALGUÉM PRECISA IR AVISAR O NOSSO REI, O TEMER, E TAMBÉM OS PASTORES PRINCIPAIS DE NOSSA NAÇÃO, PARA CONVOCAREM UM DIA DE JEJUM NACIONAL EM PANO DE SACO,OU DEUS DESTRUIRÁ O BRASIL COMO ESTÁ FAZENDO COM A ITÁLIA, DAMASCO, SÍRIA, HAITI, E OUTRAS 79 PROFECIAS CUMPRIDAS. AJUDEM-NOS A SALVAR O BRASIL, QUE SE LEVANTEM OS JONAS DESSE PAÍS. APÓS ISSO, DEUS TRARÁ O MAIOR AVIVAMENTO DA TERRA NO BRASIL, QUE PREPARA PARA O ARREBATAMENTO, POIS VAI INICIAR A GUERRA NUCLEAR E OS 7 ANOS DE TRIBULAÇÃO SOBRE A TERRA!!! https://www.youtube.com/watch?v=X9CsjRBeYqY&index=3&list=PLGFrClg38aJNkliSNwpf30OPch1NMiaW_.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio . Ajude nos Senhor a fazer a sua vontade em nome de Jesus . Amem

      Excluir
    2. Eu creio . Ajude nos Senhor a fazer a sua vontade em nome de Jesus . Amem

      Excluir
  16. Muito Boa essa passagem de Jonas ele fez a parte dele alertando as pessoas para c arrependeram enquanto é tempo,hoje tem muitos profetas alertando o juízo final e muitos não acreditam,vamos continuar fazendo a nossa parte e q Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Isaías capítulo 58, versículos 5,6 este é o jejum que o povo precisa fazer.

    ResponderExcluir
  18. Graça e paz! Muito bom esse estudo e a exortação para deixar-mos os pecados os pecados que ainda estimamos. Que o Senhor seja sempre contigo e continue falando através de ti.

    ResponderExcluir
  19. horrenda coisa é cair nas mãos do DEUS vivo.....HB 10:31

    ResponderExcluir
  20. o profeta jonas pofetizou contra ninive durante o reinado de jeroboão 2 por volta do ano de 784-743 ac que era o rei de israel cuja capital era samaria, e a cidade de ninive foi totalmente destruida em 612ac pela babilonia então temos aproximadamente 131 anos depois da morte de jeroboão2.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar e dar sua opinião.
ELA É DE RELEVANTE IMPORTÂNCIA PARA NÓS!

Identifique-se, pois queremos estar sempre em contato direto com nossos leitores!

Obrigado por acompanhar, divulgar e orar pelo blog O Semeador!
Que Deus abençoe sua vida, em nome de Jesus!